sexta-feira, 14 de abril de 2017
A MODERNIDADE DE MARIA ARCHER - INSPIRAÇÃO PARA AS NOVAS GERAÇÕES
A 8 de março, em Espinho, na Escola Dr Gomes de Almeida, MARIA ARCHER foi figura central de uma jornada comemorativa do Dia Internacional da Mulher. Ganhou jus a essa homenagem pela sua luta incessante pela liberdade e pela igualdade das mulheres, num país que era uma ditadura anacrónica e particularmente misógina, e, também, pelo seu talento como escritora, como jornalista, como observadora e crítica da sociedade do seu tempo. A 3 de maio, em Monção, na Escola Profissional (EPRAMI) será lembrada de novo, num colóquio sobre "Campos de intervenção feminina".
Uma vez mais, a encenação da "entrevista imaginária" com a Escritora, um esplêndido texto de Mestre Arcelina Santiago, interpretado por alunas das Escolas, tornará mais viva e mais próxima Maria Archer, personagem fascinante, que obviamente não é, mas poderia ser a heroína de um dos seus romances!
A primeira representação da "Entrevista" aconteceu em Espinho, na Biblioteca José Marmelo e Silva, a 8 de março de 2012, com duas alunas do secundário. a Inês, como entrevistadora, e Mariana Patela no papel de Archer. Teriam ambas apenas cerca de 13 anos, mas nem por isso foram menos verosímeis, a ponto de serem saudadas com lágrimas de emoção de muitos dos presentes, entre os quais Olga Archer Moreira, sobrinha neta da grande Senhora. A partir daí foram chamadas a muitas "performances" e não deixaram de aperfeiçoar a representação e de enriquecer, com novas perguntas e respostas, um texto que vai crescendo e dando aos espetadores mais facetas originais de Maria Archer. Mariana e Inês são agora duas jovens universitárias que vivem o seu papel com intensidade.
A esse encontro pela força da teatralização, segue-se, com mais facilidade o diálogo sobre uma enorme variedade de leituras de Maria Archer.
Em Monção, caberá a estudantes da EPRAMI a responsabilidade de trazer ao palco uma Mulher que esteve sempre à vontade no palco das conferências e dos congressos e no palco da vida!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário