terça-feira, 19 de maio de 2015

Arcelina Santiago sobre 40 anos de migrações em liberdade


Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade - MulherMigrante apresentou mais uma publicação " 40 anos de migrações em Liberdade "

Foi uma tarde marcada por uma forte presente, especialmente por jovens das escolas secundárias : Dr Manuel Gomes de Almeida e Dr Manuel laranjeiras

A Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade - Mulher Migrante marcou de novo encontro na Biblioteca José Marmelo e Silva, para apresentação da sua última edição, dedicada ao tema" 40 anos de Migrações em Liberdade".
Manuela Aguiar, Presidente da Assembleia Geral da Associação agradeceu a presença da senhora vereadora da cultura, Leonor Lêdo Fonseca , uma grande aliada da Associação, na defesa dos direitos e liberdade das mulheres. Agradeceu também a presenca de tantos participantes nesta sessão, em particular, aos inúmeros jovens das duas Escolas Secundárias de Espinho e que estão retratados nesta edição por textos por desenhos extraordinários que fazem parte da contracapa do livro.
Graça Guedes congratulou-se por mais uma edição, a juntar a outras tantas, reunindo um conjunto significativo de actividades desenvolvida pela Associação ao longo do ano de 2014, ano marcado para celebrar as migrações em liberdade com o 25 de abril.
Arcelina Santiago, referiu a honra em ter participado na equipa de coordenação desta edição, constituída por duas fantásticas mulheres, conhecedoras como ninguém do fenómeno português da diáspora. Lembrou o papel da Dra Manuela Aguiar, cidadã defensora de causas e com uma intervenção política de grande relevo enquanto Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas. Como acentuou, falar de emigração sem se referir o seu nome é impensável.
Destacaram-se alguns dos textos do livro em análise, nomeadamente o que refere a figura incontornável de Leonor Lêdo Fonseca , vereadora da cultura de Espinho
enquanto cidadã, mulher da cultura, política e defensora de causas . Também as narrativas de vida de mulheres da diáspora, algumas de sucesso, outras, vivências trágicas a lembrar episódios presentes que jamais se pensaria ver repetidos - os desastres da emigração no mediterrâneo e a situação dramática vivida pelos refugiados da guerra e da fome.
O Projeto Berkeley/San José - Espinho foi posto em relevo , tendo Arcelina Santiago agradecido a colaboração dos diretores das Escolas envolvidas e dos professores, João Paulo e Carminda Costa, orientadores deste projeto em articulação com a Professora Deolinda .Acima de tudo, referiu o excelente trabalho dos alunos.
Depois, , seguiram-se os testemunhos vivos e intensos da experiência vivida pelos jovens. Referiram a experiência positiva , jamais esquecida, proporcionada pela Associação com este projeto que juntou jovens de dois países. Foi com muito alegria e dedicação que preparam os trabalhos e se dedicaram a apresentá-lo com tanto entusiasmo, referiu a professora Carminda Costa.
"Ainda hoje, mantemos laços com os jovens americanos que nos visitaram " , " Jamais esquececeremos essa experiência tão positiva e gostariam que houvesse um continuo" , " foram momentos únicos que uniu alunos das duas escolas na preparação dos trabalhos" , " procuramos dar a conhecer Fernando Pessoa e a escolha do poema de Jorge Palma esteve presente o nosso sentido patriótico" foram alguns dos testemunhos dos jovens.
Seguiu-se um debate vivo e muito participado pelos jovens, sobre , por um lado, as oportunidades da partida face ao país sem perspectivas, mas por outro, as preocupações das expectativas defraudadas.
Leonor Fonseca respondeu a algumas questões colocadas pelos jovens , sobre a nova diáspora sentindo o quão frustrante era ver os jovens partir e elogiando a coragem daqueeles que partem com um potencial enorme, fruto de haver em Portugal um ensino de muita qualidade.

Manuela Aguiar referiu a preocupação da diáspora dos que partem sem grande formação, armas para se defenderem num mundo novo e as expectativa frustadas quando na emigração do passado era diferente.
Por fim, Leonor Fonseca sintetizou esta sessão tão participativa com estas palavras: a Associação cumpriu o seu papel, está de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário