segunda-feira, 11 de junho de 2012

ASAS - apresentação

(Texto de trabalho)

ACADEMIAS SENIORES DE ARTES E SABERES (ASAS)
ESPAÇO DE ANIMAÇÃO CULTURAL NAS ASSOCIAÇÕES PORTUGUESAS DO ESTRANGEIRO

1 - No ano europeu para o envelhecimento activo e o diálogo
intergeracional, a Associação Mulher Migrante, com o apoio da SECP e a
colaboração de vários parceiros, entre os quais a Universidade Aberta,
propõe a criação de uma rede de "Academias" através da organização de
cursos destinados a maiores de 55 anos, versando sobre uma diversidade
de matérias, da livre escolha de cada associação.

2 - Os cursos serão constituídos por aulas, palestras, seminários,
viagens de estudo ou outras iniciativas, podendo os participantes
seleccionar os que mais lhe interessem.
É desejável que a frequência seja aberta, por igual, a mulheres e
homens, com a preocupação de assegurar a natural paridade (ao menos em
termos de uma percentagem significativa de ambos os géneros) e que
entre os monitores de cursos ou conferencistas se procure a componente
intergeracional, apelando, quando se julgar, possível e vantajoso, à
colaboração dos mais jovens.

3 - Essas tarefas deverão ser desempenhadas, em princípio, em regime
de voluntariado, embora cada Academia seja autónoma nas suas decisões,
podendo optar por formas de remuneração simbólica dos docentes ou
solicitar contribuição aos auditores para custear as despesas havidas
com o seu funcionamento.

4 - Nada impede, também que os auditores de um curso sejam os mestres
em outros, de sua especialidade, visto que a troca de experiências de
vida e de saberes é uma dos objectivos principais do” projecto ASAS”.

5 - Um tema recomendado, ao longo de 2012 e 2013, a todas as Academias
que venham a criar-se, neste contexto, é a recolha oral de narrativas
de vida dos emigrantes e (ou) a escrita das suas  autobiografias. Para
o desenvolvimento de actividades neste domínio, as academias contarão
com a cooperação pedagógica e científica da Doutora Joana Miranda, da
Universidade Aberta de Lisboa e, eventualmente, de docentes de outras
universidades que se disponibilizem a colaborar.

6 - Exemplificação de outras disciplinas susceptíveis de comporem os
“curricula”das Academias:
Dança, Folclore, Teatro, Canto, Artes Plásticas, Culinária, Nutrição,
Jogos e Desporto para todos, História, Línguas, e Literaturas,
Direitos Humanos, Migrações Internacionais, Informática, Redes
Sociais, Escrita Criativa, Associativismo

7 - Inspiradas nos moldes de funcionamento das chamadas "universidades
Seniores" - que conhecem um grande sucesso e desenvolvimento em
Portugal - as “Academias” são à partida mais simples  de implementar,
por poderem facilmente integrar-se na programação cultural das
instituições aderentes.
A inserção associativa será particularmente aconselhável em
colectividade que promovam “Lares de Dia”, instituições geriátricas,
ou Centros de cultura, lazer e desporto, onde se constate o
afastamento das primeiras gerações de emigrantes.

8 - Considera-se, igualmente, importante encorajar o nascimento de
"Universidades Seniores", semelhantes às existentes no País, dotadas
de autonomia institucional, como vem a ser tentado desde 2009, nos
termos das recomendações do Encontro de Mulheres da Diáspora,
promovido pela Associação Mulher Migrante, (estando em vias de
lançamento, as de Joanesburgo e Buenos Aires).

9 - Nas “Academias Seniores” como nas Universidades Seniores, em
princípio ,não há testes ou avaliações, mas é solicitada aos
participantes uma atitude interventiva e a regularidade de atendimento
nas iniciativas programadas. No final  de cada ano, poderá ser
oferecido um diploma de participação mas não títulos académicos.

10 - Igualmente se prevê a possibilidade de edição das
melhores”narrativas de vida” , que sejam recolhidas pelas Academias e
enviadas à Associação "Mulher Migrante".

11 - ALAS

O convívio intergeracional é uma das metas a atingir neste prejeto - o que pode ser conseguido através do corpo docente , do envolvimento de jovens estudantes ou investigadores na recolha de histórias de vida- Uma outra alternativa será constituir Academias em que o equilíbrio de género seja uma realidade, a nível de docentes ou alunos, caso em que poderiam tomar a designação mais abrangente de Academias Lúdicas de Artes e Saberes (ALAS)



11 de Junho de 2012

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