Os seminários subordinados a esta temática foram delineados pela Associação “Mulher Migrante” e a sua concretização em várias comunidades da América do Norte foi e é apoiada pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.
Uma parceria para colaboração nos seminários foi estabelecida com a Fundação Pro Dignitate e o CEMRI (Universidade Aberta).
O objectivo fundamental é a sensibilização de mulheres e homens migrantes para os estereótipos de género, subvalorização ou distorções e discriminações que afectam a imagem das mulheres nos “media” das comunidades e para as formas de tomada de consciência e de denúncia dessas situações – sempre que os media não acompanhem a evolução da realidade, neste domínio.
Igualmente se visa analisar as formas de intervenção feminina nos “media” e nos “multimedia” – e os seus efeitos na mudança, no ajustamento à realidade e na própria transformação positiva dessa realidade, no sentido da participação cívica das imigrantes na sociedade onde procuram gozar de direitos iguais.
Um enfoque particular nos multimédia, poderá encorajar as mulheres a um papel mais activo, por oferecerem um acesso, à partida, mais igualitário e por terem, também, reflexos nos meios de comunicação tradicionais.
Como preparação da participação de estudantes, membros de associações e jornalistas, sugere-se um exercício prévio de leitura ou audição de programas de comunicação social da comunidades portuguesa ou de outras comunidades estrangeiras, e assim como dos americanos, para um a primeira análise comparativa do seu conteúdo, nesta perspectiva.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário