quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

AMMP ARGENTINA- Atividades 2018




IMPORTÂNCIA DE DAR A CONHECER AS ATIVIDADES REALIZADAS PELA ASSOCIAÇÃO MULHER MIGRANTE PORTUGUESA DA ARGENTINA

Quem ignora o trabalho que se leva a cabo, não o valoriza e, por isso, não colabora, e sem colaboração a Associação Mulher Migrante Portuguesa não poderia funcionar.
A finalidade da nossa Associação é, em primeiro lugar, dar apoio a pessoas ou famílias de compatriotas que estejam atravessando um momento difícil da sua vida, seja por problemas de saúde, carência económica ou saudades da Pátria, daí a vontade de promover e fomentar a nossa língua, costumes e cultura.
Necessitamos de fundos destinados à cobertura económica de atividades, sem fins lucrativos, para o que organizamos festejos de diversa índole, sempre relacionados com o que acontece no país em que vivemos e no país em que nascemos.
.
Actividades do Ano 2018

Começámos o ano com uma reunião em que analisámos e organizámos o plano de trabalho para ajuda aos necessitados. De acordo com o lugar do beneficiado, presta o apoio a senhora  da Comissão Diretiva que resida mais próximo.
 Também tratámos dos preparativos para o 8 de março, a Celebração do "Dia Internacional da Mulher", que é o primeiro evento do ano.
Durante 2018, ajudámos 16 (dezasseis)  famílias, segundo as necessidades de cada uma, fosse com alimentos, medicamentos, acompanhamento no internamento hospitalar, fosse facilitando trâmites e difundindo as noticias recebidas do Consulado e da Embaixada de Portugal.
No " Dia Internacional da Mulher", estivemos na "Casa del Teatro" da cidade de Buenos Aires, prestámos homenagem a Regina Pacini de Alvear, cantora lírica portuguesa, que foi a primeira “Primera Dama de Argentina” (já que nunca se havia ostentado esse título) e fundadora da "Casa del Teatro" (lar para atores y atrizes, que no final de suas vidas, não tenham para onde ir). Ali fomos recebidas pela sua diretora e por um grupo de atores residentes, descerrámos uma placa da  AMMP em honra de Regina Pacini e doámos 12 (doze) conjuntos de lençóis, para os pensionistas da Casa Lar. Encerramos o evento com um vinho de honra e doçaria para as autoridades e convidados presentes.
Uma segunda celebração foi en 10/3 na Casa de Portugal Virgem de Fátima de Villa Elisa, onde oferecemos um Chá, com lanche, para associados, amigos e outros convidados. Contámos com a presença do novo Embaixador de Portugal, Dr.João Ribeiro de Almeida, sendo este, para ele, o primeiro contacto com a comunidade portuguesa. Distinguimos a Sra. María Octavia Cavaco Coelho, como Mulher do Ano, entregando- lhe, para o efeito, una plaqueta. Dissertaram a escritora Ana María Cabrera, fazendo  referência ao livro “Regina e Marcelo, um Dueto de Amor”, (Regina Pacini, portuguesa e Marcelo Torcuato de Alvear, Presidente Argentino (1922/1928)), e a Dra.Iajunk, gerontóloga, que deu ensinamentos na sua palestra, falando sobre os cuidados a ter com os idosos. O grupo Folclórico "Raízes de Portugal", encantou-nos com as  suas danças e foi contagiante a alegria dos seus bailados  e canções. As alunas do Projeto ASAS, exibiram os seus trabalhos de bordados de Arraiolos, dando uma nota muito colorida às festividades. Esta parte da cerimónia foi filmada pela RTP para o programa "Noticias do meu País".
Reunimos uma vez por mês e. em cada reunião, demos conta do curso das nossas ações de apoio, prestámos contas à tesoureira e ela entregou  o recibo a cada membro de Comissão Diretiva. Assim, cada mês compramos os alimentos de quem necessita e cobrimos os custos correspondentes das farmácias, tal como dos pedidos de assessoria com  trâmites e processos que não tenham podido ser resolvidos pelos consulados, e que nós tratamos.  Uma das nossas companheiras da Comissão Diretiva, este ano, teve por missão  acompanhar um senhor a quem prestávamos auxílio, na sua hospitalização. Lamentavelmente, depois da intervenção cirúrgica, ele faleceu.
Durante o ano 2018, estivemos presentes em todos os aniversários das Instituições Portuguesas e assistimos aos festejos da Comunidade, porque somos parte dela e ela de nós -  devemos manter a colaboração para a desenvolver, de contrário não existiríamos.
Em Abril de 2018, concorremos à Festa da Eleição da Rainha das Comunidades Portuguesas, no Clube Português da Cidade de Saliqueló (a, aproximadamente, 530 Km da Cidade de Buenos.Aires) e participámos no Aniversário do C.P de Ciudad Tesei (Gran Buenos.Aires.), em  maio no aniversário do Centro Recreativo Lusitano de Escobar, em junho em todos os eventos relacionados com a Semana de Portugal, por altura do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, organizado pela Embaixada de Portugal, Governo da Cidade de Buenos.Aires. e Conselho das Comunidades Portuguesas, nomeadamente: o  Festival Artístico no Centro Cultural Kirchner, o V Festival de Fados, com a participação de Helder Moutinho, Pedro Contreras, Cátia Guerreiro e Terezinha Landeiro,  a recepção oferecida pelo Exmo. Sr. Embaixador de Portugal, e o almoço, a 10/6/18, na Associação Portuguesa de Ciudad Tesei. Assim, todos os meses assistimos a um Aniversário. 
Na Festa de Entrega de Medalhas de Mérito, organizada pelo Conselho das Comunidades, a 1 de julho,, na sede do Clube Recreativo Português de González Catán,  entregámos a nossa medalha de mérito à Senhora Norma Sainz, por ser uma grande colaboradora da nossa Associação.
Em setembro, participámos no evento “Buenos Aires Celebra Portugal”, Festa programada pelo Governo da Cidade Autónoma de Buenos Aires (CABA), para a qual o governo encerra ao trânsito um espaço da Avenida De Mayo, en pleno centro de la cidade, cedendo-o  para instalar pavilhões do País “Portugal”. As  Instituições apresentam nos seus "stands"  produtos regionais para venda. A esta apresentação comparece muita gente, que admira os nossos desfiles de trajes típicos de cada região, bailes, música, danças etc.. E assim  se dá a conhecer o nosso país e se promove o turismo. A AMMP esteve presente com um stand onde oferecíamos roupas -  xailes, mantas, panos e toalhas com desenhos portugueses, bordados - assim como café e doces típicos, tudo doado pelas nossas companheiras, que se deslocam  a Portugal e trazem os produtos com esta finalidade,
Para além de conseguirmos verbas avultadas, esta ação, dá-nos a possibilidade de atrair novos sócios.
No dia da Mãe, que na Argentina se festeja no mês de outubro, não fizemos festa, mas, em vez disso, organizámos, nos meses anteriores um sorteio, com primeiro e segundo prémio, - um Televisor Led e uma cafeteira elétrica, respectivamente -  que se realizou no sábado anterior ao dia da Mãe. As senhoras premiadas ficaram felizes com o seu presente.
A 14 de outubro,  o “Clube Português” de CABA festejou o  seu Centenário (100 anos de vida), a  AMMP aderiu e participou na grande Festa. Assistiram também o Exmo. Sr. Secretário de Estado Dr. José Luis Carneiro, o Exmo. Embaixador Dr. João Ribeiro de Almeida, com  todos os Diplomatas da Embaixada de Portugal, e, junto a eles,  estiveram as Autoridades Governamentais da Cidade Autónoma de Buenos Aires.
As nossas companheiras Maria Fernanda Dias Silva e Maria Violante Martins, continuam a dar as aulas de Arraiolos e bordados, que constituem uma terapia de acompanhamento das senhoras que se sentem sós, e, assim, ocupam o tempo nas aulas, terminam os trabalhos em suas casas, e, depois podem  expô-los nos eventos da AMMP.
No dia 18 de novembro, realizámos a Festa- Aniversário dos 20 anos da nossa Associação, numa casa amiga, o "Centro Pátria Portuguesa", cuja presidente Sra. Florinda da Silva Costa é companheira da Comissão Diretiva e nossa sócia fundadora. Tivemos mais de cem personas, uma receção de luxo . uma decoração do salão brilhante, o orgulho de sermos  acompanhadas pelo  Ex.mo Sr.Embaixador Dr. João Ribeiro de Almeida, juntamente com todos os membros da Embaixada de Portugal. Na sua alocução o Senhor Embaixador deixou.nos uma mensagem de reconhecimento e muitos elogios,  e convocou-nos para prestarmos novas formas de ajuda a compatriotas, já que estão a chegar à Argentina cidadãos Portugueses vindos da Venezuela.
 A todas as Autoridades, como recordação, entregámos um prato de cerâmica branco com o "logo" da nossa  Associação. Animou, desinteressadamente, o programa artístico  a cantora Norma Sainz, que interpretou, numa parte, Fados, e, noutra, Tangos, e o par“Francisca y Rodrigo”, que dançou o tango.
Francisca é uma jovem bailarina portuguesa, que há muito pouco tempo fixou residência na Argentina.
 Recebemos donativos de várias empresas, clubes e famílias, cuja adesão agradecemos pelo significado que teve para nós.
A 6 de dezembro, fechámos o ano com a Assembleia Geral Ordinária. Meia hora depois da Assembleia, fizemos a última reunião de 2018