segunda-feira, 18 de novembro de 2019

ANTÓNIO VICTORINO D’ALMEIDA 


Nasci em Lisboa no dia 21 de Maio de 1940.
Nesse mesmo dia, a Pianista Marie-Antoinette Lévêque de Freitas Branco (mulher do Maestro Pedro de Freitas Branco) deu um concerto no Sindicato dos Músicos em Lisboa onde, entre muitas outras coisas, tocou a obra “L’Isle Joyeuse” do compositor francês Claude Debussy (1862-1918) – curiosamente ainda hoje uma das minhas peças musicais favoritas.
Sou filho do Advogado António Victorino de Almeida  e de Maria Amélia Goulart de Medeiros Victorino de Almeida, de origem açoriana (Faial), que chegou a iniciar uma curta carreira de cantora lírica, como aluna do Compositor Francisco de Lacerda (1869-1934).  
O meu avô paterno, Achilles D’Almeida, era um ótimo músico amador, além de autor teatral e encenador de vários espetáculos de teatro ligeiro. As minhas filhas mais velhas, Maria de Medeiros e Inês de Medeiros são atrizes e realizadoras cinematográficas com carreira internacional de êxito firmado, e a minha filha mais nova, Ana Victorino D’Almeida, é violinista e compositora. 
Tenho atualmente sete netos: Pedro, Júlia, Mariana, Oriana, Leonor, Francisca e Constança.  
Profissionalmente sou, antes de mais, Compositor. Claro que também sou Pianista e Improvisador. Escrevo e também me dedico às Artes do Audiovisual como Autor e Realizador de Filmes e de Programas de Televisão.
Se não tivesse sido tudo isto, gostaria de ter sido Zoólogo, como já tive ocasião de dizer numa entrevista que, em tempos, dei à Revista da Associação Mulher Migrante.
Quanto a esta Associação, que integrou e integra Grandes Mulheres que eu muito admiro, é para mim uma honra como homem e como cidadão integrá-la e, no que me for possível, podem contar comigo para continuar a defender a igualdade de género, de direitos e deveres de homens e de mulheres, mas não de sexos.
Como dizia a minha avó, apesar de tudo, subsiste ainda uma “pequena” diferença. E porque eu sou pela diferença:
- Viva a pequena diferença!

Sem comentários:

Enviar um comentário